sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VOCÊ CUIDA DOS OUTROS E DE SI MESMO

Justo, Ponderado, Colaborador, Responsável, Sensível, Diplomático, Contemplativo, Indulgente, Racional

Você é importante bem como as outras pessoas que estão com problemas. Tem um bom coração, mas sabe como estabelecer e manter os seus limites pessoais.Você é solidário e compassivo, mas também acredita que é melhor para as pessoas aprenderem a cuidar de si mesmas.
Você é completamente movido pelas necessidades dos outros, mas também sabe que se não cuidar de si mesmo, não conseguirá ajudá-los.
Quando alguém está com problemas sérios, você ajuda a encontrar uma solução desde que cada um faça a sua parte para, juntos, resolverem o problema.

Você raramente age por impulso, mesmo quando um problema surge, você pensa antes de agir. Essa característica contemplativa significa que você sempre chega uma decisão diplomática, que é boa tanto para você quanto para outra pessoa. É frequente ver situações na sua vida em que todos saem ganhando. Para pessoas que são movidas exclusivamente pelo coração, sua resposta mais diplomática pode parecer fria demais, ou seja, focada na justiça mas com pouca generosidade e solidariedade.

Para essas pessoas, quando alguém está no fundo do poço, precisa ser resgatado e não simplesmente auxiliado. E para quem está no fundo do poço pode se sentir ressentida do tempo que você gastou sendo contemplativo “Eu preciso que você me ajude AGORA! Não é tempo para pensar, mas para me salvar!”. Para esses tipos de pessoas você pode parecer ou contemplativo demais ou excessivamente cuidadoso.

Por outro lado, há pessoas que acham que cada um deve cuidar dos seus problemas. Talvez, para elas, sua solidariedade seja exagerada demais. Eles esperam que todas as pessoas precisam, sozinhas, encontrar uma solução para os seus próprios problemas e resolvê-los. Acreditam que a ajuda que você oferece serve apenas para incentivar a dependência, o que, para eles, não é bom nem para você, nem para os outros que estão envolvidos. Muitas pessoas, talvez a maioria, admiram sua compaixão e sensatez. Quanto mais te conhecem, mais admiram a sua compaixão pelos outros e a forma como cuida de si mesmo.
Aqueles que você ajuda sentem que você respeita a dignidade deles ao deixar que colaborem com o seus próprios resgates. Os mais bondosos, encontram em você o equilíbrio perfeito que eles precisam; quando sentem que estão sem energia para cuidarem de si mesmos, você os incentiva com compaixão para ajuda-los a superarem os problemas.
Mesmo os mais egoístas, que acreditam que as pessoas devem resolver seus próprios problemas, podem vir a admirar sua ternura, algo que lhes falta. As que você ajuda, lhe serão gratas e as outras que percebem seu equilíbrio, vão te admirar. Certamente é muito bom ser visto como uma pessoa equilibrada pelos amigos.

Nenhum comentário: